Rosina Veiga Lopes

hamilton |10 setembro, 2024

Blog | Rastro Ancestral

1º Presidente da Legião Brasileira de Assistência.

Nascida na cidade de Paranaguá no dia 16 de agosto de 1909, foi filha de Alberto Gomes Veiga e Dona Dolores Varese Veiga.

Estudou as primeiras letras no colégio São José com grande aproveitamento lá concluiu o curso primário e secundário.

No ano de 1928, no Club Litterario fez parte do bloco carnavalesco fadado a uma longa atuação na sociedade, mas teve vida curta, interrompida pelo incêndio da sede do Club Litterario  em 1930, o que reduziu suas apresentações a três carnavais apenas.

Não teve denominação própria, mas era carinhosamente chamado o Bloco de Juditinha, por ter sido a senhorita Judite Neves sua fundadora, auxiliada pelas senhoritas Elfrida Marcondes e Anita Ribeiro, que convidaram moças e rapazes da sociedade a fim de organizá-lo.

Em 1929 assumiram a direção do “Grêmio Iris” as senhoritas: Presidente Rosina Veiga, Vice Presidente Eunice Viana, 1ª Secretária Judite Neves, 2ª Secretária Elfrida Marcondes, 1ª Tesoureira Maud Melo, 2ª Tesoureira Aglaci Pereira Alves e como Orador o Sr. Bernardino Pereira Neto. Sabemos por uma lacônica notícia do “Diário do Comércio” que o Grêmio realizou no dia 12 de outubro de 1929, um sarau dançante, que segundo o referido jornal “alcançou o mais retumbante êxito pela distinção e elegância”.

Casou-se com o então secretário de estado dos negócios da fazenda doutor Ângelo Ferrario Lopes no dia 1º de maio de 1937 em Paranaguá, tiveram os seguintes filhos: Raquel; José Carlos e Luiz Eduardo,   foi escolhida primeira presidente da “Legião Brasileira de Assistência”, sessão Paraná, criada com a finalidade de ajudar os pracinhas regressos da Segunda Guerra Mundial e suas famílias e também daqueles que tombaram no solo europeu na luta para a Conquista da Liberdade dos povos.

Nesse trabalho dona Rosina desvelou se dando disse quanto lhe foi possível pois é senhora bondosa e de grande coração.

Mesmo durante a guerra não faltou com seu apoio e carinho aos seus afilhados.

Essa instituição fundada pela grande primeira-dama do país dona Darcy Vargas constituiu-se num oásis para os nossos bravos pracinhas e seus entes queridos.

No ano de 1944 teve seu nome vinculado a um posto de puericultura instalado em Santa Felicidade na cidade de Curitiba.

Já no ano de 1951, participou como festeira da Festa de Nossa Senhora do Pilar, conhecida como Festa de Agosto na cidade de Antonina.

Hamilton Ferreira Sampaio Junior

Referências: Hemeroteca Digital

whats | Rastro Ancestral