O Primeiro Maçom Especulativo

admin |15 agosto, 2017

Blog | Rastro Ancestral

Elias Ashmole (1617-1692) não foi o primeiro maçom especulativo. Nem era o segundo, terceiro ou mesmo décimo!

Os primeiros maçons especulativos foram segundo esse trabalho Willian, Lord Alexander, seu irmão Anthony Alexander (Mestre de obras) e Sir Alexander Strachan de Thornton. Eles foram iniciados em 3 de julho de 1634, na Loja de Edimburgo, o que é mais de 12 anos antes de Elias Ashmole  (1) . Para compreender a importância deste fato e para definir a “Iniciação” do Ashmole, em contexto, é necessária uma informação de base.

Na época destes eventos, a Escócia era um país totalmente independente da Inglaterra.

Em 1603  (Jaime VI da Escócia tornou-se Jaime I da Grã-Bretanha que na época não existia ele era Rei da Escócia e Inglaterra simultaneamente mas não uniu os dois países em outros aspectos. Por exemplo, a Escócia manteve o seu próprio Parlamento, o sistema monetário, as leis, a religião e, claro, a Maçonaria.

Em 1534, Henrique VIII de Inglaterra instituiu uma reforma religiosa, tornando-se o chefe da igreja no lugar do papa em Roma.

A sua motivação para fazer isso foi a sua necessidade de anular o seu primeiro casamento com Catarina de Aragão e a recusa do Papa em conceder tal anulação.

Os motivos eram, portanto, legais, jurisdicionais e políticos, em vez de religiosos (2).

Uma vez em movimento, Henrique teve a oportunidade de confiscar a maior parte do dinheiro e propriedade da igreja. As organizações de oficio e grupos politicos que apoiaram e encorajaram práticas religiosas pré-Reforma foram varridos,  dinheiro e propriedades foram confiscados e isso incluía as guildas inglesas.

A situação na Escócia era bastante diferente. A Reforma protestante teve lugar na Escócia em 1559 e foi religiosa na sua natureza.

A Igreja Católica e muitas das suas práticas foram substituídas por um sistema inteiramente novo de respeito religioso baseado no *2 calvinismo . Ao contrário da Inglaterra, as guildas escocesas (conhecidas como *1 corporações ou Gremios), não foram abolidas, mas seu apoio religioso para a igreja pré-Reforma simplesmente cessou quando a nova fé protestante foi estabelecida.(3)

As corporações Escocesas ou Gremios funcionavam na Escócia antes e depois da reforma.(4)  o principal objectivo da corporação era promover os interesses dos seus membros.

Criados como uma forma de união de trabalho  mas eles fizeram mais do que negociar com os empregadores. Foram responsáveis pela regulamentação dos seus membros, na medida em que foram encarregados de controlar os salários, de supervisionar o controle de qualidade, de definir as condições de aprendizagem, de enterrar os membros falecidos, de tratar das suas viúvas e dos seus órfãos, e mesmo de melhorar a moral dos membros.

Todos os grandes ofícios tinham uma corporação ou Gremio, incluindo os baxter (padeiros); Cordiners (Sapateiros); Fleshers (açougueiros); Hammermen (Ferreiros); Wobsters (tecelões) e, claro, Maçons (pedreiros).

Quando novos membros eram admitidos a corporação, certos segredos eram comunicados a cada novo membro.(5)

No entanto, e o mais importante, apenas a incorporação de maçons tinha um nível adicional para a incorporação  a “LODGE” ou LOJA.

Nisto, os maçons eram únicos. As razões por que um local seguro era necessário era devido ao fato de que a corporação de maçons também incluía outras transações,  a comunicação dos segredos dos pedreiros (Mason) não poderiam ser feitos em um local aonde não Pedreiros  (Mason)  Estavam presentes. A Loja era, portanto, um lugar onde os segredos eram transmitidos de pedreiros  (Mason)  para pedreiros  (Mason)  e mais ninguém. As corporações eram uma parte reconhecida e aceita da sociedade escocesa, em outras palavras, eram a face pública de pedreiros  (Mason) , mas a Loja era secreta era a face privada da corporação.

As corporações mantiveram registos escritos das suas atividades, enquanto as lojas não o fizeram , especulo que devido aos seu caráter sigiloso.

Isso mudou em 1598, quando o \”Mestre de Obras\”, William Schaw (1550-1602) escreveu o que são agora conhecidos como os primeiros estatutos schaw e que foram seguidos pelos segundos estatutos de schaw em 1599.

É por causa destes documentos que William Schaw é conhecido como o pai da Maçonaria moderna.

Sem entrar em pormenores sobre o que estes documentos contêm, é importante compreender que foram instruções emitidas a todas as lojas  na Escócia. Contêm uma grande quantidade de informações interessantes sobre as lojas , mas é suficiente aqui para afirmar que eles tinham uma certa organização existente naquela época.

William Schaw era um funcionário público e podemos  compreender a sua consternação por estar inserido em  um sistema informal de oficio , talvez desorganizado, que se espalhou pela Escócia.

Os seus estatutos instituiram um sistema muito mais organizado, incluindo a manutenção de registos escritos, e é por isso que o mais antigo registo de Loja data de logo após os seus estatutos.(6)

Schaw morreu em 1602, deixando para trás o inicio de um sistema nacional de lojas, como detalhado em seus estatutos, que pode ser visto  até os dias de hoje. (7)

Uma das consequências inevitáveis das instruções de schaw foi que as lojas se tornaram fixas,  instituições permanentes.

Já não eram casuais, encontrando-se quando as reuniões  eram necessárias (geralmente para iniciar um candidato ou discutir de negócios).

Após a morte de schaw, os lojas agora se encontraram em ocasiões especiais (a principal reunião anual em 27 de dezembro – o dia da festa de são João, o dia da festa do evangelista) e mantiveram registros escritos

Um grupo identificável de homens que se reuniam numa cidade muito  numa base regular, quase certamente chamou a atenção.

Se estes lojas admitiram não-Pedreiros antes de William Schaw  formalizar os estatutos, não temos maneira de saber porque eles não mantinham registros escritos até instruções para o fazer.

É muito interessante, pensar que schaw pode ter sido o primeiro não-Pedreiro (que é um maçom especulativo) para ser iniciado em uma Loja.

Logo depois de Lord Alexander, seu irmão e um amigo se tornaram membros do Grêmio de Edimburgo, outros não-Pedreiros também se juntaram ao Grêmio. Em 1635, Archibald Stewart de hesselsyd tornou-se membro. Ele foi seguido por David Ramsay (Um ‘servo especial’ do REI).

Em 1637 e mais tarde naquele ano Alexandre Alerdis [Allardyce da que] juntou-se ao Grêmio Sim Henrique Alexandre (o irmão de Lord Alexander e Anthony, que havia sido admitido para o Grêmio em 1634) tornou-se membro do Grêmio em 1638.(8)

O início destes não-Pedreiros é de grande importância para a nossa compreensão das origens e desenvolvimento da Maçonaria moderna, mas o início de Sir Robert Moray (1608/09-1673) em 1641, ainda mais importante por várias razões.

Ele foi o primeiro maçom especulativo a ser iniciado em solo inglês.

Moray fez parte do exército escocês que ocupou depois de cercar Newcastle-Upon-Tyne, Inglaterra, durante a chamada “Guerra dos bispos” (1639-1640).

Membros do Grêmio de Edimburgo foram pioneiros ligados ao exército Para construir pontes, fortificações, etc.

Eles realizaram uma reunião especial para iniciar Moray e outro general do exército, Alexander Hamilton. Não há nada de estranho nisto, pois esta era uma prática comum conhecida como “out entradas” como atestado por uma série de iniciações semelhantes, conhecidas em vários registros das Lojas .

Ele também está bem com a crença maçônica de que uma Loja não é um lugar, mas é uma reunião de homens  para os propósitos da Maçonaria.

Este registro de iniciação de Moray significa que ele foi, portanto, feito um maçom cinco anos antes de Ashmole.

Moray foi o principal impulsionador da fundação da Royal Society e tornou-se o primeiro presidente. A reunião inaugural da sociedade realizou-se na quarta-feira, 28 de novembro de 1660, no Gresham College, em Londres, com a presença de 12 eminentes cavalheiros. O Ashmole não era um deles.

Estes 12 prepararam uma lista de 40 outros eminentes cavalheiros para serem convidados a aderir à nova sociedade. Ashmole estava nessa lista e, portanto, embora comoum dos primeiros membros da sociedade, ele não era um membro fundador.(9)

A Royal Society faz uma reunião anual do dia de Santo André (30 de novembro)

Em honra do escocês, que foi o primeiro presidente (10)  por conseguinte, Moray e Ashmole devem ter-se conhecido, mas não há nada que indique alguma relação entre eles.

Se eles alguma vez discutiram sobre  a maçonaria também é assunto desconhecido.

A ausência de provas pode, ocasionalmente, fornecer algumas informações, uma vez que nos permitem comparar o “silêncio” com o que é conhecido.

Como vimos, Moray foi iniciado em uma Loja permanente,  dirigido por William Schaw atraves de seus estatutos.(11) por comparação, foi dado início a um processo em que os elementos de prova da existência de uma inscrição no diário pessoal de ashmole.

Parece, portanto, que a Loja  em warrington, Inglaterra, foi na melhor das vezes uma loja ocasional e, por conseguinte, não era muito diferente das lojas escocesas. Se foram os mesmos, ou mais especificamente, realizaram-se as mesmas cerimónias de iniciação.

A afirmação  que não sabemos nada do ritual maçônico em uso antes de 1717  (12)  é incorreta, pois há uma grande quantidade de material escrito sobre esse assunto.(13)

Estes rituais incluem documentos muito semelhantes, dos quais a casa de registo de Edimburgo, em 1696, é a mais antiga.(14)

A existência destes rituais permite-nos ver a forma de cerimonia usada por lojas na Escócia, antes da existência de qualquer grand lodge, e levanta a questão de que tipo de cerimónia era?

Era o mesmo que praticava em lojas escocesas? Se assim for, então ele teria sido iniciado, como Moray, \’ Estilo Escocês. Se não, então não era de acordo com a prática estabelecida do tempo.

O interesse de Ashmole na Maçonaria era fugaz, no máximo.

Seus diários detalhados e meticuloso mostram que ele foi \”iniciado\” em Warrington, em 16 de outubro de 1646, ele nunca mais participou de uma reunião de loja.

A única outra ocasião maçônica relacionada com Ashmole é novamente encontrada em uma entrada de seu diário em data de  1682, quando ele participou de uma reunião de maçons.

A Carreira Maçônica de Ashmole está em gritante contraste com os maçons especulativos referidos acima, que continuaram a assistir às reuniões de loja por vários anos após a sua iniciação.

Ashmole não escreveu nada sobre a Maçonaria, além das duas breves entradas em seu diário. Moray, por outro lado, escreveu uma grande quantidade, principalmente descrevendo, interpretando e descrevendo o que a maçonaria significava para ele. (15)

Ele nunca revelou o que seria considerado um segredo maçônico e não se  preocupava que as pessoas soubessem que ele era um maçom. (16)

Em comparação com Ashmole , Moray considerava que ser membro de uma loja era importante e que a maçonaria  tinham significado místico e simbólico.

Moray e Ashmole compartilham algo em comum – um interesse em alquimia. Moray construiu um laboratório alquimia dentro do Palácio de whitehall. Os quartos foram cedidos pelo rei. Ele era um amigo pessoal de Carlos II (1630-1685) e foi essa amizade que foi fundamental para ganhar a aprovação real para a Royal Society em 1662.(17)

Uma de suas experiências foi uma tentativa de Extrair chumbo da Pedra e depois transformar o chumbo em Ouro. Nele, ele foi parcialmente bem sucedido e relatou os resultados da experiência para a Royal Society.

Conclusão

Podemos ver desde o breve esboço do sistema escocês de lodges descrito acima de que mais de 100 anos antes da existência de qualquer grand lodge, as lojas maçonicas estavam a dar início a não-Pedreiros.

Eles fizeram isso por uma variedade de razões e uma vez que o fizeram, não havia como impedir a admissão de não-Pedreiros em suas lojas.

A moderna maçonaria especulativa nasceu, apesar de haver muitas adições posteriores, mudanças e elaborações.

A mudança das corporações de pedreiro em lojas maçônicas modernas é conhecida como a “Teoria de transição” e é algo que pode ser claramente visto  nos registros escritos de lojas escocesas.

Os detalhes dos indivíduos reais, os maçons especulativos, iniciados já em 1634, fazem parte da evidência escrita existente. Informação como esta sublinha a importância destes registos.

Para aqueles que desejam saber mais sobre os primeiros dias da Maçonaria moderna, eu não posso fazer melhor que recomendar as obras seminal do professor David Stevenson. Estas são: “As origens da Maçonaria – século 1590-1710” e “Os primeiros maçons – os primeiros lojas da Escócia e os seus membros”.

 

Pontos Adicionais

1) a loja ainda está em existência e é agora conhecida como a casa da capela de edimburgo. 1. Os minutos de apresentação começam em 31 de julho de 1599 e são contínuos até à data.
2) o ato de supremacia de 1534 terminou a autoridade papal sobre a igreja na Inglaterra e transferiu-se para a coroa.
3) muitos destes incorporações continuam a existir na Escócia até este dia, incluindo, por exemplo, a incorporação de maçons de Glasgow, que tem uma existência registada a partir de 1475., que se limitam a ser organismos caridade.
4) há muito poucas referências a lojas antes da reforma, mas o mais importante ocorre em 1491, quando os maçons de edimburgo foram autorizados a usar a pousada para fins recreativos. \” ver apêndice 1, o mágico maçônico, p. 246.
5) por exemplo, um membro da incorporação de hammermen de dundee foi expulso em 1653 por revelar os segredos de hammermen a um não-Membro. Veja: as leis de burgh de dundee, p. 493.
6) a primeira é a do Porto De Lodge Aitchesen, que começa em 9 de Janeiro de 1599.
7) os estatutos foram recentemente reproduzidos na embuste rosslyn?, APÊNDICE 1 & 2. PP. 330-335.
Mais tarde, o 2º Conde de stirling.
9) ver: \”de Elias ashmole a Arthur Edward Waite\” em filaletes, inverno 2011, PP 22-23.
10) Santo André é o santo padroeiro da Escócia.
11) por este motivo, estas são ocasionalmente referidas como \” lojas lojas \’
12) ver: \’de Elias ashmole a Arthur Edward Waite\’ em filaletes, inverno 2011, PP 24.
13) estes rituais ou catecismos têm sido conhecidos desde 1930, quando o mais antigo deles, o registo de edimburgo, em 1696, foi descoberto e anunciado para o mundo maçônico em \”Ars quatuor coronatorum\” (aqc) vol – Sim. 43, p. 153 (este é o jornal anual da quatuor coronati lodge, n. ° 2076, a mais antiga loja de investigação do mundo).
14) outros pré-Grand Lodge Rituais nesta família de documentos são datados de 1700, 1705, 1710 e 1715.
15) estas discussões estão contidas nas cartas kincardine escritas 1657-1659.
16) do ponto de vista do historiador, é uma pena que ele não tenha discutido quaisquer aspectos do ritual de apresentação, incluindo os chamados \” Segredos mas é talvez uma indicação de que ele tomou o seu juramento (obrigação) de coração.
17) a sociedade recebeu, na verdade, três cartas reais: 1662, 1663 e 1669, tudo dentro da vida de moray. No segundo destes, o rei declara-se como o fundador e patrono da sociedade. \” Veja o site da sociedade em: https://royalsociety.org/about-us/history/

Hamilton F SAMPAIO JUNIOR   A.\’.R.\’.L.\’.S.\’. Obreiros da Paz  GOB-PR
*1 Corporação de Oficio

*2

https://pt.wikipedia.org/wiki/Calvinismo

Fontes:

Grande Lodge Scotland

As Origens da Maçonaria David StevesonEditora Madras

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