A Psicologia do ritual

admin |18 outubro, 2017

Blog | Rastro Ancestral

A prática dos ritos e cerimônias é tão antiga como a humanidade.

Mudando de forma com o avanço da civilização e da cultura, as práticas ritual de hoje têm as suas raízes profundas nas do homem primordial e são o resultado de traços naturais que vieram até nós dos nossos antepassados aborígenes.

O ritualismo é tão inerente à humanidade que desempenha um papel muito maior na nossa vida quotidiana do que aqueles que não têm dado a atenção especial que podem conceber. Desde o berço até ao túmulo  somos, talvez todos inconscientemente, escravos de rituais de uma forma ou de outra.

O ritual, no sentido lato do termo, pode ser definido como uma forma de palavras ou um curso de ação em que duas ou mais pessoas participam, e que é constantemente repetida numa determinada forma. O que normalmente é costume, como apertar as mãos ou inclinar o chapéu para uma senhora, é, em efeito, uma forma de ritual, como será claramente evidente.

Esta tendência inerente à ritual se mostra mesmo nos jogos de crianças, alguns dos quais vieram de uma antiguidade remota.

Não é, no entanto, com estes exemplos acessórios de ritualismo que eu gostaria de fazer, mas, em vez disso, com o que podemos chamar de ritual cerimonial. Exemplos de tais ritualismo cerimonial estão em evidência diária. O batismo de uma criança, o serviço de casamento, os ritos solenes relacionados com o enterro dos mortos, são todos de natureza ritual.

A criação de pedras angulares, o procedimento formal nos nossos tribunais, a coroação de um rei ou rainha, todos manifestam a nossa tendência para nos satisfazer em formas ritual de expressão.

Desde o início da história, a prática do ritual está em evidência.

Quando o aborígene selvagem queria aumentar seu suprimento de comida ou para garantir o seu sucesso na caçada ou na guerra, ele participou com outros de sua tribo em danças cerimonial, supostamente por ele para trazer os resultados desejados. Estas cerimônias eram altamente ritualisticas na natureza e para serem eficazes aqueles que tomaram parte nelas foram obrigados a seguir de perto a forma prescrita.

O Velho Testamento está cheio de rituais.

Eu não me refiro às porções que foram incorporadas no atual liturgias, mas ao fato de que os livros de Levítico, números e Deuteronômio foram, há mais de três mil anos atrás, não só cada detalhe de adoração religiosa para o judeu, mas também regras e leis definidas para as suas vidas seculares diárias.

À medida que o homem se tornou mais avançado no conhecimento e na civilização, o ritual mudou em forma, mas não essencialmente no sentido. Nos períodos anteriores, encontra-se confinado a pequenos grupos de indivíduos, mas através do crescimento gradual e da elaboração, expandiu-se para os chamados mistérios antigos, como os de Ísis e Osíris, no Egito, de elêusis, na Grécia, de mithras, na Pérsia, E muitos outros.

Estes mistérios parecem ter sido de natureza religiosa e secular. Não só eles transmitir instrução na religião a candidatos selecionados, mas ensinaram, em grande medida, os princípios do governo. Foi ordenado que os governantes desses países fossem instruídos nos mistérios antes de serem empossados.

Foi nestes mistérios que o elemento secreto foi interpolado. A incorporação deste elemento deveu-se à realização do fato metafísica de que um segredo realizado entre um número limitado de pessoas é um vínculo de simpatia entre eles, aproximando-os, fornecendo-lhes um ponto de interesse comum. Este elemento de secretismo foi perpetuado ao nosso próprio tempo pelas várias organizações fraterno.

O homem é, por natureza, um animal social, propenso a procurar e a associar-se a outros homens semelhantes ou semelhantes. Em um grau considerável, ele também é uma criatura de meio ambiente, influenciado em atos, pensamento e ação pelas condições em que ele está cercado. Em primeiro lugar, trata-se de um instinto social que induz os homens a formarem-se em grupos ou sociedades específicas. Quando esses grupos são formados, eles são em grande parte influenciados em seus motivos e ações, não apenas pelo tipo de homens que formam a sua filiação, mas também por causas externas, para tais causas podem afetar o seu bem-estar e bem… ser, tanto individualmente como em massa – Sim. Uma outra razão para a existência de tais grupos é que, muito cedo no desenvolvimento da inteligência humana, o homem tinha aprendido que os resultados desejados eram mais facilmente alcançados trabalhando em conjunto com os outros do que agindo sozinho. Ao longo dos tempos, os homens juntaram-se invariavelmente para trazer os resultados desejados.

Na Formação e com destas organizações, a fim de facilitar o objetivo para a qual foram formadas, foram introduzidas mais ou menos cerimônias formais, e aqui, mais uma vez, o instinto natural para o ritual entrou em jogo, sendo simultaneamente necessário e desejável.

É realmente fascinante rastrear a ascensão, o progresso e, em alguns casos, a decadência gradual e a extinção de vários ritos; para observar como o ritual e o cerimonial têm variado de vez em quando, e especialmente para observar a forma como as formas antigas têm persistiu até o Dia de hoje.

Um exemplo notável disto é o acto de circumambulation. A palavra Circumambulation” não significa nada mais do que ” andar por aí” mas esta simples caminhada não é tudo o que há para a cerimónia.

Encontramos este pedaço de ritual quase universal. Ele volta para os dias do culto do sol e provavelmente teve seu início em seguir, ou antes imitando, o curso do sol. Mais tarde, tornou-se uma procissão no culto dos deuses pagãos, sendo o costume, no dia atribuído ao louvor de um determinado Deus, para visitar todos os lugares dedicados a ele.

 Este costume ainda sobrevive no cerimonial da Igreja Católica na visita de “as estações da cruz” em um dia santo, bem como na prática cerimonial de quase todas as organizações fraternas.

Outro exemplo marcante da persistência de formas ritualisticas é a nossa lenda do terceiro grau, que é simplesmente uma deslocalização e personificação de uma cerimônia comum a todos os mistérios da antiguidade.

Em nenhum lugar é a importância do ritual mais evidente do que em relação à religião. Muitas das religiões atuais são altamente ritualisticas na sua prática, sendo um fato bem estabelecido que certos ensinamentos podem ser mais eficazmente transmitidos através do ritual do que de outra forma.

Esse ritual não pode ser negado. A razão para isso não é fácil de explicar. Talvez possa ser devido ao que Arthur Edward Waite termos a força psíquica que é residente em artes coletivas” talvez possa ser que em cada um de nós existe uma estirpe de misticismo – um elemento profundamente enterrado de emoção que apesar dos nossos esforços .

Para a suprimir, virá à superfície sob certos estímulos. Seja como for, há poucos que podem testemunhar uma missa adequada, um serviço de igreja , ou uma versão bem apresentada de um dos nossos graus maçônicos sem ser profundamente tocado.

A resposta ao ritual dependerá naturalmente da formação e do temperamento do indivíduo, mas há poucos que podem resistir totalmente ao seu apelo.

The Grand Lodge of Antient Free and Accepted Masons of Scotland

Pelo falecido irmão William L. Cummings

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