Manusear Documentos Antigos

hamilton |22 julho, 2022

Blog | Rastro Ancestral

Como manuseio podemos entender que seriam os procedimentos que envolvem o contato com os documentos, desde o tratamento técnico realizado pelos funcionários até mesmo como os utilizadores utilizam a documentação.
O manuseio inadequado possui efeito direto sobre a longevidade dos documentos, sendo que inúmeras vezes o descuido de manusear poderá gerar perdas irreparáveis.
Desta forma a sistemática de zelar possui um custo relativamente baixo ou, na maioria das vezes, nem custo possui, necessitando apenas da sensibilização dos utilizadores de arquivos.
Portanto, logo abaixo apresentamos algumas dicas e recomendações do correto manuseio de modo a que todos nós juntos possamos contribuir para a preservação dos nossos acervos. Colabore.
Ao manusear os documentos, verifique se a suas mãos estão limpas, pois qualquer tipo de sujeira ou gordura poderá ficar no papel e poderemos ter um início de deterioração.

A recomendação é para a utilização de luvas ao manusear documentos, especialmente os históricos e conforme o seu estado de conservação, deverá ser utilizado também outros equipamentos de proteção individual (EPI’s) de modo a protegermos a saúde das pessoas assim como a integridade dos acervos.

Nunca apoie os cotovelos sobre os documentos pois, estes já se encontram muito frágeis, e qualquer peso poderá danificá-lo ainda mais. Devemos ter cuidado também com encadernações mais precisamente com a lombada comprometida (se houver), sendo que o apoio poderá romper a costura ou cola da lombada.

Referências:

Ogden, S. Armazenagem e manuseio. Projeto Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos. Rio de Janeiro, 2001. Conselho Nacional de Arquivos. Recomendações para a produção e o armazenamento de documentos de arquivo. Rio de Janeiro, 2005. Disponível em: http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/Media/publicacoes/recomendaes_para_a_produo.pdf . Acesso em: 22 maio 2013.

whats | Rastro Ancestral