Templo do Rei Salomão e a Maçonaria

admin |26 outubro, 2017

Blog | Rastro Ancestral

Muitos são os detratores da maçonaria simplesmente por motivos religiosos. Pois conhecem muito pouco acerca do ritual maçônico, em muitas vezes levando esses mesmos detratores a acreditar que ele é baseado no Antigo Testamento, e pensando assim excluem qualquer referência ao Novo Testamento. Na mente desses detratores aí esta a “prova” que a maçonaria é anti-cristã e nesse momento dá para entender essa lógica deturpada, que a maçonaria é Pró-Judeu,  no entanto esta lógica não tem fundamento pois se alicerça numa interpretação “religiosa” do ritual maçônico. Muitas das vezes esses mesmos detratores rejeitam a afirmação de que a maçonaria não é uma religião, essa falsa percepção da maçonaria é extremamente difícil de contra argumentar, dado que os maçons tem uma regra auto imposta para não se envolver em assuntos de religião sendo isso um “landmark” imutável.

A Prevenção das discussões sobre o tema da religião tem sido, em minha opinião, demasiado restritiva e demasiado estrita e significa que temos evitado explicar um possível ” dilema religioso” mesmo para os nossos próprios membros. Se os maçons não entendem a razão de aqueles que nos atacam por motivos religiosos, então como é que eles podem entender, quanto mais refutar esses falsos argumentos? Consequentemente, não existe tal refutação e a maçonaria não oferece nenhuma defesa para as várias alegações.

Historicamente o silêncio perante a acusação é equiparado a “culpado” à vista da maioria das pessoas. Este curto artigo irá tentar explicar por que razão a afirmação de que a maçonaria é anti-Cristã é manifestamente equivocada e irá usar o exemplo do templo do Rei Salomão para ilustrar como, e talvez por que, estas opiniões incorretas foram sedimentadas.

Em primeiro lugar, vamos lidar com a afirmação de que, porque o ritual maçônico é baseado nos principais textos da fé judaica e dos principais livros (O Antigo Testamento) da fé cristã (o outro sendo o novo testamento), a maçonaria deve ter uma base religiosa – Sim. É de importância crucial compreender que esta visão da maçonaria vem daqueles que dependem do seu conhecimento religioso pessoal e experiência para decifrar a maçonaria e os seus rituais.

Fazê-lo leva-os a considerar a maçonaria num contexto rigidamente não secular e errada. Neste ponto, estamos perante o cerne deste argumento. Aqueles que criaram e elaboraram o ritual maçônico não o fizeram de uma perspectiva religiosa, pelo contrário, olharam para o Antigo Testamento e leram histórias incrivelmente ricas e variadas e lições de moralidade e ética.

As origens da Maçonaria moderna estão agora claramente estabelecidas como começando na Escócia e que é fundamentada por um enorme conjunto de material escrito do final do século XIX. (1) há algumas provas de que as lojas escocesas existiam mesmo antes da primeira apresentação dos documentos. (2) estes lojas apenas aceitavam pedreiros de oficio.

Em outras palavras, mais de 99 % dos atuais maçons não teriam sido admitidos à época.

Não sabemos, com certeza, quais são as cerimônias que estas primeiras lojas realizaram na admissão de novos membros.

É altamente improvável que, quando chegaram à porta da loja, foram recebidos com:

” Olá, prazer em ver-vos aqui, a taxa é de 10 xelins, vocês são agora um pedreiro”.

Muito mais provável que houvesse alguma forma de cerimônia para marcar a ocasião. Os primeiros registros mostram que a admissão era  a função mais importante realizada nas reuniões de pedreiros em suas lojas. (3)

A admissão de novos membros em qualquer organização é normalmente acompanhada por algum cerimonial, mesmo que seja muito simples.

O primeiro dia de um novo trabalho quase sempre envolve uma “cerimônia” de boas-vindas,  apresentação aos atuais membros do pessoal, etc.

A admissão a outras colocações, especialmente as do serviço público, pode, muitas vezes, ser muito mais elaborada.

Tome a pompa e a cerimônia que acompanha a coroação de um novo monarca ou a investidura de um novo presidente dos EUA.

Em suma, os seres humanos raramente podem perder a oportunidade de fazer um pouco de confusão quando um novo membro se junta a um determinado grupo ou é elevado a uma posição elevada. Neste sentido, a maçonaria não é diferente (além do fato de que é privada e essas cerimônias se tornaram muito longas e elaboradas).

A maioria das cerimônias diferem entre si porque elas foram concebidas para refletir a essência única da organização e uma cerimônia de admissão a qual cada novo membro estava a ser inserido,  garantia que cada novo membro não tinha dúvidas de que ele estava se juntando a um grupo ” Seletivo e elitizado”.

Por exemplo, apenas as pessoas que tenham dado uma contribuição significativa ou que tenham obtido determinadas qualificações no seu domínio de especialização serão admitidas à plena adesão de um organismo profissional qualquer.

Quando visto neste contexto, os requisitos para se tornar um maçom podem parecer um pouco estranhos, uma vez que as qualificações para a adesão são relativamente fáceis, e se são demasiado fáceis não é para discussão aqui.

Originalmente, a primeira qualificação para a admissão era simples; um tinha de ser um pedreiro e o fato de ser imediatamente limitado a um pequeno e exclusivo número de homens.

A cerimônia de admissão era conduzida por pedreiros, na frente de pedreiros e para pedreiros e mais ninguém. Com isso em mente, o conceito de criação de uma cerimônia baseada nas atividades dos Baxter (padeiros) ou cordiners (Sapateiros) não teria ocorrido a esses pedreiros.

Onde é que eles tiveram a idéia para a cerimônia de iniciação?

Os primeiros registros maçônicos do tempo indicam que o nível médio de educação era rudimentar nessa época , quando comparado com o atual.

No entanto, havia um livro que era conhecido por todos – a Bíblia.

Os pedreiros  daquele tempo, todos  seriam familiarizados com as histórias do Antigo Testamento. Foi este livro que informou as pessoas “comuns” sobre questões de religião, moral, direito e história.

Para isso temos de  entender , os sentimentos de um pedreiro ao ler I Reis E II Crônicas, onde ele aprende sobre o primeiro edifício de pedra do mundo. (4) o impacto teria sido intensificado pelo fato de que não só era o Primeiro edifício de pedra, mas também era um edifício sagrado – um templo. (5) o templo do Rei Salomão (Kst) foi, portanto, construído por pedreiros como ele.

Para um pedreiro escocês, a longa e detalhada história da construção de kst (templo do Rei Salomão) como relacionada no Antigo Testamento do ‘outro lado do mundo’, não só teria parecido exótico e emocionante, também teria feito ele se sentir orgulhoso, orgulhoso De ser um pedreiro. À luz deste fato, é quase inconcebível que os pedreiros escoceses tenham escolhido qualquer outra coisa para fundamentar a sua cerimônia de iniciação.

Nesta altura, nós vemos à interpretação popular, mas errada, da Maçonaria num contexto religioso.

Os pedreiros da Escócia escolheram a história da construção de kst (templo do Rei Salomão) por causa da sua importância histórica, em vez das suas funções religiosas. A construção de kst (templo do Rei Salomão)  significava para eles porque “eles” construíram-no e não porque era um local de culto.

Se fosse só isso, tínhamos de admitir que é pouco mais do que conjectura, uma história interessante, mas meramente romântica.

No entanto, há provas que apoiam diretamente esta teoria.

Os estatutos schaw de 1598 e 1599 fazem referência clara à existência de uma espécie de cerimônia promulgada dentro das lojas do tempo. Infelizmente, não há detalhes específicos sobre o conteúdo da cerimônia. Embora haja referências frequentes e oblíquas nos registros das lojas ao longo do século XX, não é até quase 100 anos mais tarde que encontramos provas então realmente é difícil provar o que a cerimônia continha, eixstem  apenas detalhes breves que nos são fornecidos.

A Escócia é abençoada em ter os primeiros rituais maçônico.

A primeira destas é conhecida como a Edinburgh Register House MS (1696). Esta e outras duas, datadas de 1705 e 1710, são quase idênticas em termos de conteúdo. Embora escrito por diferentes pessoas, descrevendo estes como “Rituais” é um pouco impreciso, uma vez que consistem em duas partes e serviriam pelo menos à três propósitos:

  • Uma ” Folha pronta” provavelmente para manter o “MASTER” em linha.
  • Um breve resumo da cerimônia, incluindo a obrigação.
  • Uma série de perguntas a serem feitas a não-maçons.

A parte do ritual que contém perguntas (que poderia ter sido o equivalente das nossas perguntas de teste modernas) é conhecida como o Catecismo Maçônico Escocês. Continha 14 ou 15 perguntas e respostas. Estes “Rituais” vêm de diferentes partes da Escócia e mostram que havia um sistema nacional de lojas que partilhavam um ritual, obrigação e catecismo comuns.

É importante notar que eles pré-datam a existência de qualquer grand lodge. O que eles contêm é de grande importância, mas eles se foco sobre o que nos dizem sobre kst (templo do Rei Salomão). Há duas referências no Catecismo:

PERGUNTA 8 como está a sua Loja?
• Responde a este e oeste como o templo de Jerusalém.

Pergunta n. ° 9, onde foi a primeira loja?
• Resposta na varanda do templo de Salomão.

Estas questões prendem-se com a admissão de um aprendiz inscrito e, por conseguinte, mostram que a kst (templo do Rei Salomão)  é tão importante que é uma das primeiras coisas que um novo candidato é ensinado. O fato de ser mencionado duas vezes demonstra que é fundamental para a tradição da loja.

Além disso, estas duas perguntas e as suas respostas de acompanhamento dizem-nos algo mais.

A PERGUNTA N º 8 é o tipo de questão em que os pedreiros teriam interesse, uma vez que é de um valor prático… Conhecimento da orientação da estrutura. Mas a resposta revela que o kst(templo do Rei Salomão)  é tão importante que tem de ser identificado por localização. A resposta podia ter sido simplesmente, ” este e oeste Isto teria sido suficiente para responder às necessidades práticas do pedreiro. Nomear o edifício particular (Kst) (templo do Rei Salomão), mostra que um conhecimento específico dele, é vital para a compreensão do ofício. Kst(templo do Rei Salomão)  é de tal importância, que é mencionado de novo. Pergunta N º 9 pergunta ” onde foi a primeira loja ou seja, onde foi a primeira loja situada?

A resposta: “na varanda do templo de Salomão” liga as casas dos pedreiros diretamente a kst(templo do Rei Salomão).

Como vimos, kst (templo do Rei Salomão) foi o primeiro edifício de pedra no mundo (a fonte sendo a bíblia), por isso, logicamente, a primeira loja  também deve ter lá estado. No entanto, observe a letra exata da resposta, ” na varanda do templo de Salomão… Não no templo apropriado.

Estas duas perguntas e as respostas mostram que os nossos antepassados no ofício não utilizavam kst (templo do Rei Salomão) como uma referência religiosa, mas apenas devido à sua atraente atração histórica. A PERGUNTA N º 8 não tem conotações religiosas, sendo meramente descritiva na natureza. A PERGUNTA N º 9 é ainda mais enfática.

A primeira loja não se encontrava dentro do templo, mas apenas no alpendre, ou na entrada, e que só medida 20 pés por 15 pés, em ambos os lados, dois pilares. (6) se os rituais concebidos quisessem utilizar kst(templo do Rei Salomão)  para fins religiosos, não teriam escolhido a parte menos importante do edifício.

Pode até mesmo interpretar isto como um comentário deliberado sobre o caráter não religioso da Maçonaria.

A entrada não é um espaço religioso, nenhuma cerimônia religiosa teve lugar lá e ela é removida das partes sagradas do templo. Em outras palavras, foi o ponto de acesso ao primeiro apartamento do templo, o hekal que levou ao segundo apartamento, o santuário sagrado (O Santo dos Santos).

Foram os antigos pedreiros que fizeram o ponto de que, apesar de terem orgulho de serem os construtores de kst(templo do Rei Salomão), eles não fizeram nenhuma pretensão de ter uma ligação religiosa ao templo do Rei Salomão? (7)

Fonte: Irmão Robert L. D. Cooper, Curador. The Grand Lodge of Scotland Museum and library

1 os primeiros minutos lodge (Livros das lojas) são os do Porto de lodge Aitchesen e começam em 9 de Janeiro de 1599.
2 há uma referência a uma loja na cidade de Edimburgo, em 1491.
3 em quase todos os nomes das reuniões de novos membros são inscritos nos primeiros livros.
4 I Reis, capítulos 5-8 E II Crônicas, capítulos 2-7.
5 o primeiro edifício na bíblia foi a torre de Babel (Gênesis 11: 1-9), mas foi feito de tijolo não pedra e foi uma afronta a Deus. Os pedreiros teriam desprezado tal estrutura por ambas as razões.
6 a partir daí, é fácil ver por que os pilares mais tarde vieram a ser tão proeminentes no ritual maçônico.
7 Maçons podem bem ter assistido, inconscientemente, aos nossos detratores, descrevendo as nossas lojas como ‘ Templos’ mas é muito mais fácil dizer que: ‘ eu vou para a varanda do Templo ‘!

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