José Bonifácio e a Universidade de Coimbra

hamilton |07 setembro, 2022

Blog | Rastro Ancestral

“Devido à sua carreira política, José Bonifácio de Andrada e Silva (1763-1838) é mais conhecido como o Patriarca da Independência do Brasil, porém merece ser também lembrado por suas contribuições na área das ciências, mais especificamente na mineralogia. Ele é considerado o primeiro geólogo das Américas e pode-se dizer que também foi o primeiro geólogo e mineralogista português.

Bonifácio nasceu em 13 de junho de 1763 na vila de Santos, no litoral da Capitania de São Paulo, e faleceu em 1838 deixando poucos bens além de uma biblioteca com 6 mil volumes. Foi notável homem público, mas também estudioso e pesquisador do mundo natural.

Na Universidade de Coimbra, em Porgugal, José Bonifácio ingressou no curso de Estudos Jurídicos, em 1783, e no curso de Filosofia Natural, no ano seguinte. Este último foi concluído em 1787 e o de Estudos Jurídicos em 1788. Com estes cursos recebeu o título de bacharel de Filosofia e Leis.

Em 1789 ingressou na Academia Real de Ciências de Lisboa apoiado pelo Duque de Lafões, tio de D. Maria I.

Em 1801 lecionou Metalurgia na Universidade de Coimbra. Entre 1801 e 1807 em Portugal, chegou a ocupar onze cargos, sendo três deles remunerados.

O trabalho de José Bonifácio teve repercussão em diversos países, fez com que outros pesquisadores iniciassem estudos sobre a petalita e o espodumênio. Estes minerais foram utilizados (juntamente com a lepidolita) em análises pelo químico sueco Johan August Arfwedson que resultaram na identificação do lítio em 1818. Neste mesmo ano, o químico britânico Humphry Davy conseguiu isolar o lítio na sua forma elementar.

José Bonifácio acreditava na necessidade de se dar utilidade ao conhecimento científico. É dele a frase: “Desde que eu comecei a pensar que as ciências eram um emérito fútil quando não se aplicavam ao bem público, não pude deixar de espantar-me vendo o desleixo dos sábios e o pouco caso que faziam do bem público”.

O mineralogista americano James Dwight Dana, em reconhecimento ao trabalho de José Bonifácio, na área da mineralogia, batizou em 1868 como andradita esta espécie de granada de ferro e cálcio.”
Fonte: O mineralogista José Bonifácio de Andrada e Silva. Por Marco Gonzalez
Ref Terra de Santa Cruz

whats | Rastro Ancestral