
Ser um cidadão europeu
Uma das principais vantagens de ter cidadania italiana é usufruir dos benefícios de ser um cidadão europeu, que é o continente com a melhor qualidade de vida do mundo.
Ter cidadania italiana amplia as possibilidades de ir e morar em qualquer um dos 28 países da União Europeia, incluindo Suíça, Noruega e Islândia.
Tudo com menos burocracias nem a necessidade de um visto específico ou limites de permanência.
Vale destacar que os direitos envolvem todos os aspectos. Morar, estudar em instituições públicas, utilizar o sistema de saúde e trabalhar, contar com assistência médica (nem sempre gratuita, mas que costuma ser acessível e de qualidade).
Sem contar os benefícios sociais como auxílio-desemprego e aposentadoria na Itália, desde que o cidadão italiano tenha um trabalho registrado, obedeça ao tempo de serviço e pague suas contribuições em dia, entre outras regras.
Viajar pelo mundo com mais facilidade
A livre circulação está entre as maiores vantagens de ter cidadania italiana.
O passaporte italiano está entre um dos melhores do mundo: quem tem ele, consegue viajar por mais de 150 países sem precisar de visto.
Faz toda a diferença poder passar pela fila de europeus nos aeroportos e postos de alfândega.
Isso porque dispensa questionários e entrevistas para entrar nos países, em um processo mais rápido e sem estresse.
Um brasileiro sem cidadania italiana, por exemplo, precisaria comprovar a data de retorno ao Brasil, local de hospedagem, meios de se manter durante a estadia.
Viajar para os Estados Unidos é outra das maiores vantagens de ter cidadania italiana.
A Itália faz parte dos cerca de 35 países do programa de isenção de visto do governo americano, ou seja, está livre desta exigência. Italianos também têm entrada livre como turistas no Canadá e no Japão.
Outra vantagem é contar com toda a rede de suporte de embaixadas e consulados italianos em várias partes do mundo.
Estudar
Não poderíamos deixar de citar esta, entre as vantagens de ter cidadania italiana.
O acesso facilitado a instituições de ensino da Europa e da Itália é muito interessante. Isso inclui cursos de graduação e pós-graduações e, muitos são ofertados em inglês até.
As anuidades para estudar na Itália chegam a custar três vezes menos para cidadãos italianos, que também podem solicitar bolsas de estudos de vários órgãos, concorrendo em igualdade de condições com os europeus. Saiba aqui como fazer faculdade na Itália.
Morar
Um estrangeiro que vá morar na Itália ou em outros países europeus enfrenta muitas, mas muitas burocracias e etapas até conseguir seu objetivo.
Uma das vantagens de ter cidadania italiana é poder residir em qualquer país europeu e na Itália, que é um dos países mais bonitos e interessantes do mundo. Impossível não se encantar com sua gastronomia riquíssima, história, cultura sem igual e atrativos naturais. Imagine só, este sonho.
Trabalhar na Itália e na Europa
Entre as vantagens de ter cidadania italiana, está a garantia de poder ter um emprego em situação legal, sem tantas burocracias.
Certamente uma empresa europeia vai preferir um candidato cuja contratação seja mais simples e com a documentação em dia. Muitas empresas, inclusive, preferem pessoas com dupla cidadania para expressar uma visão mais cosmopolita e de diversidade, valorizada atualmente no mercado.
Quem tem fluência no idioma italiano pode até tentar um concurso público no país.
Poder transmitir a cidadania italiana aos descendentes
Ah, e a sua cidadania italiana poderá ser transmitida aos seus descendentes, se for o caso. Desta forma, é possível estender aos filhos todas as vantagens de ter cidadania italiana e os benefícios que comentamos acima.
Leque aberto
Mesmo que você não tenha vontade de morar fora, a cidadania italiana é importante.
A nossa vida está em constante mudança e nada melhor do que ter a possibilidade de tentar a vida em outro lugar. Estar em um país sabendo que a qualquer momento, se você quiser, você pode se mudar é muito bom. Isso acaba nos dando liberdade para fazer diferentes escolhas.