
Quer se trate de pinturas nas paredes das cavernas ou escritos esculpidos em pedra, a gravação da história da humanidade aconteceu desde o início dos tempos.
A capacidade de documentar fotograficamente a história é uma invenção mais recente, no entanto, começando com o daguerreótipo em 1838.
As fotografias fornecem uma conexão visual muito importante para nossos antepassados.
A família compartilha de características físicas, penteados, estilos de roupas, tradições familiares, eventos especiais e mais, fornecendo um retrato gráfico das vidas dos nossos antepassados, mas se nós não cuidarmos adequadamente de nossas fotografias, um pouco da nossa história vai desaparecer junto com essas preciosas imagens.
O que faz com que uma foto se deteriore?
Fatores ambientais como temperatura, umidade e luz solar afetam fotografias mais do que qualquer outro fator.
Condições cíclicas (calor e umidade elevados seguido de clima frio e seco, tais como você encontraria em um sótão ou porão) são especialmente ruins para fotos e podem causar rachaduras e separação da emulsão (imagem) do suporte (base de papel da foto).
Sujeira, poeira e óleo são também grandes culpados da deterioração fotográfica.
O que evitar quando armazenar e manipular fotos
– Sujeira, poeira e óleos de suas mãos podem causar danos permanentes. Você deve lidar com impressões e negativos ao longo das bordas, de preferência enquanto usa luvas brancas de algodão.
– Os piores lugares para armazenar suas fotografias são em um sótão sem isolamento ou porão. Altas temperaturas com constante umidade no verão e baixas temperaturas e umidade no inverno podem fazer com que suas fotografias tornem-se frágeis e rachem. Em casos graves, pode causar a separação da emulsão (imagem) do suporte (base de papel) da foto. A umidade pode fazer com que as fotografias se juntem. Insetos e roedores, comumente encontrados em porões, também gostam de se alimentar das fotos. As melhores condições para armazenar fotografias são em um local com uma temperatura consistente de 18° C – 21° C com uma umidade relativa de cerca de 50%. Estas não são sempre possíveis em um ambiente doméstico, no entanto, então se suas fotografias são especialmente importantes para você, você pode querer considerar armazená-las em um cofre no seu banco onde as condições sejam ideais.
– Não guarde seus negativos no mesmo lugar que suas fotografias. Se algo acontecer com suas fotos ou álbuns, seus negativos ainda estarão disponíveis para reimprimir a sua preciosa herança de família.Não escreva na parte de trás de suas fotos com a bola-ponto padrão ou canetas de tinta e feltro. A menos que ela seja especificamente para uso em fotos, mais tinta contém ácidos que vão corroer e manchar suas fotos ao longo do tempo. Se você precisa marcar uma foto e não tem disponível uma caneta para foto sem ácido, então escreva levemente com um lápis macio na parte de trás da imagem.
– Não use elásticos ou clipes de papel para armazenar fotografias juntas. Bordas de borracha contêm enxofre, que pode fazer com que a sua foto se deteriore. Clipes de papel podem arranhar a superfície de suas fotos ou negativos. Recortes devem ser fotocopiados em papel alcalino.
– Não use clipes de papel para armazenar fotografias juntas ou em álbuns. Elas podem arranhar a superfície de suas fotos ou negativos.
– Não exiba fotos importantes em sua casa. O vidro pode furar a emulsão ao longo do tempo. Luz solar fará com que sua foto se desvaneie-se. Se você deseja exibir uma foto preciosa, então tenha uma cópia feita e exiba a cópia!
– Não use colas (especialmente de borracha) ou fitas sensíveis de pressão para emendar fotografias ou mantê-las nos álbuns. A maioria das colas contêm substâncias como enxofre e ácidos que farão com que suas fotos se deteriorem. Procure porta-fotos especiais, colas e fitas na seção de arquivamento da sua loja favorita de fotos ou ofícios.
– Evite expor materiais fotográficos onde contenha dióxido de enxofre, tinta fresca, madeira compensada, papelão e material de limpeza.
– Água e fogo podem estragar suas fotos. Mantenha fotos longe de lareiras, aquecedores, secadores, etc. Evite danos causados pela água, armazenando fotos em prateleiras altas longe de tubulações de água e em locais não propensos a inundações ou vazamentos (não armazenar no porão ou em um armário de costas à um chuveiro, banheira ou pia).
– Evite álbuns fotográficos de farmácia, do tipo barato, álbuns de fotos magnético e papel e produtos de armazenamento de plástico, que não são feitos especificamente para armazenar fotos. Envelopes regulares, sacos ziplog e outras coisas comumente usadas para armazenamento de fotos nem sempre são seguros para suas fotos. Use apenas materiais livres de lignina, livres de ácidos, papel específico para armazenar fotografias, ou papel para intercalação de álbuns. Use apenas plásticos sem PVC, tais como o poliéster, Mylar, polipropileno, polietileno e Tyvek.
– Não dê fotos de família especiais (fotos de casamento, fotos de bebê, etc.) para um desenvolvedor de fotos de baixo custo processar, especialmente para serviços de uma hora. É importante que o filme seja desenvolvido com produtos químicos frescos e que os negativos sejam lavados suficientemente (pelo menos por uma hora) e apenas profissionais geralmente fornecem esses serviços. Faça perguntas para ter certeza de que você obterá o que você está pagando.
Bom, agora você sabe como guardar e proteger esse pequeno tesouro familiar que todos temos em casa.
Lembre-se da linda frase do Chico de Assis:
“Um povo sem memória é um povo sem história”.
Então vamos conservar e passar a nossa memoria familiar para as futuras gerações!
Referências:
Pesquisa Italiana
Artigo original: www.thoughtco.com