O dia treze, no calendário judaico, antecede o inicio da lua cheia, vez que os meses judaicos por serem lunares, principiam na lua nova, tendo o judaísmo a maioria de suas efemérides, no limiar da lua cheia, a metade do mês, Tu B’Shvat, Purim, Pessach, Tu B’Av, Sucot, …
No calendário gregoriano, por vezes acontece de haver certa coincidência com o calendário lunar, o que não se dará nesta sexta feira… assim, sendo hoje 23 de Tammuz, estaríamos 10 dias adiante do calendário gregoriano.
Jesus, foi crucificado numa sexta, ainda que alguns estudiosos falem que se deu numa quinta e a morte na sexta ! Também dizem que foi numa sexta feira treze, em outubro, a proibição da Ordem dos templários, no ano de 1307 ! Daí ter, tornado-se “maldita”, para alguns !
Interessante que há exatos 711 anos, era oficialmente dissolvida a Ordem dos Templários, 22 de Março de 1312 – véspera da páscoa judaica do ano de 5072. Ainda que a morte de nosso herói e mártir, Jacques DeMolay e outros companheiros, viessem a se dar dois anos depois . Também neste ano, o mês de Outubro teve uma sexta feira treze !
Coincidências, meus irmãos … mera coincidência, talvez !
Na verdade, todos sabemos que a sexta feira, dia sagrado para os mulçumanos e porque não dizer também para nós judeus, uma vez que o shabbat se inicia na tarde da sexta, tem a força inicial – o “ koach prati ” – da primeira sexta feira da criação, onde além do homem e da mulher serem criados, também foram abençoados. E foi tarde e foi manhã do sexto dia, o dia que antecede o dia do descanso, que traz toda a força da semana !
Dia da elevação de grandes homens, Jesus, Jacques DeMolay, Rabbi Moshe Cordovedo, entre tantos que foram e muitos que irão !
Que suas forças nos sustentem, e clamem por justiça neste mundo e alem dele… Ainda que a justiça, possa se materializar por Nekamah !
Que não sejam esquecidos os detratores e caluniadores, que seus nomes sejam apagados e execrados, neste e no outro mundo !