Anita Miró Vernalha nasceu em Pinhais, município de Curitiba, no dia 30 de abril de 1903, filha de Mário Miró e Anna Fonseca Miró.
Estudou no Colégio S. José e na Escola Profissional República Argentina, tendo concluído seus estudos na Escola de Belas Artes (Desenho e Pintura).
Em 1922, contraiu matrimônio com o médico Roque Vernalha e já nesse tempo o acompanhava a todos os lugares que era chamado a fim de cuidar das pessoas enfermas.
Amilton Akin a ela se referiu em “O Itibere em março de 1995 em seu número 3”.
“Em 1925 se transferiu e passou a residir em Paranaguá, tendo sido nomeada professora no ano de 1942, em Trabalhos Manuais e Desenho no então Colégio Estadual José Bonifácio, bem como no Colégio S. José.
Exerceu durante 09 anos a presidência da Legião Brasileira de Assistência, tendo administrado a Maternidade de Paranaguá com muito carinho e afinco, um trabalho exercido com dedicação e muito amor.
Vera Branco,Anita Vernalha,Terezinha Carlin,Sonia Lapolli e Araci Staniscia.
Em 1958 recebeu bolsa de estudos para especialização em Desenho na Fundação Getúlio Vargas, na cidade de Nova Friburgo, e durante alguns anos demonstrou muita capacidade na arte de desenhar e pintar.
Sempre esteve ao lado do esposo nos bons e difíceis momentos, demonstrando sempre muita vitalidade, principalmente no ano em que a Peste Bubônica atingiu parte da população de Paranaguá, um momento difícil em que ao lado do esposo Dr. Roque Vernalha, atendendo com muito amor e dedicação inúmeras pessoas atingidas pela moléstia.
No dia 09 de setembro de 1971, recebeu o título de Cidadã Honorária de Paranaguá, uma justa homenagem do Executivo e Legislativo a Sra. Anita Miró Vernalha, uma verdadeira parnanguara de coração e de trabalho em prol dos mais carentes.
Durante 35 anos exerceu o cargo de professora, tendo se dedicado ao ensino com muito amor e dedicação, merecendo toda consideração dos colegas da área educacional, bem como por parte dos alunos.
Além da extraordinária colaboração prestada ao Magistério, teve participação das mais brilhantes na área assistencial, principalmente na Rede Feminina de Combate ao Câncer, tendo participado como presidente e diretora por algumas décadas.
Como esposa, participou ativamente ao lado do médico e ex-prefeito Roque Vernalha e durante sua gestão a frente do Executivo parnanguara, contribuiu de forma efetiva e brilhante como primeira-dama do município, dirigindo com muita propriedade a área social e assistencial.
Como mãe, dedicou-se aos filhos: Nelson, Milton, Rosália e Regina, permanecendo sempre ao lado dos mesmos apesar das atividades no Magistério e na Rede Femenina de Combate ao Câncer.
Em janeiro de 1956, um rude golpe para a esposa e mãe com a morte do esposo Dr. Roque Vernalha, acontecimento que abalou a família e a própria cidade, já que o médico Roque Vernalha era muito estimado pelo povo parnanguara, pois na medicina exerceu a profissão com muito amor e dedicação, sempre atendendo a todos, principalmente a classe mais carente, e na política se destacou principalmente pelo caráter e honestidade, deixando apenas uma casa para a esposa e
filhos.
Professora Anita Miró Vernalha, um verdadeiro exemplo como mulher honrada, uma verdadeira e
exemplar dama da nossa sociedade e que permanecerá sempre na lembrança de todos nós que aprendemos a admirar e respeitar a figura ilustre da professora Anita Miró Vernalha.”
Faleceu de enfisema pulmonar em 6 de dezembro de 1993 em Paranaguá.