Antonio Gomes Junior

hamilton |13 abril, 2024

Blog | Rastro Ancestral

Nascido em Antonina em 23 de abril de 1886, filho de Antônio Gomes que foi um importante comerciante desta cidade e de Dona Maria das dores de Lacerda Gomes, o doutor Antônio Gomes fez a maioria dos seus preparatórios em Curitiba.

Completando os seus estudos em São Paulo, onde cursou e tirou o primeiro ano jurídico da Academia de Direito transferindo-se depois para o Rio de Janeiro onde se formou em 1912 conjuntamente com o distinta pleiades de paranaenses, doutor Bernardo Brasil Garcez; Francisco Natividade da Silva Brasília; o lucido Júnior João de Oliveira Franco; Serafim França e Francisco Cristóvão Cardoso, exerceu interinamente quando no quarto ano do curso jurídico o cargo de promotor público de sua cidade Natal na qual se efetivou após sua formatura.

Desempenhou com real competência ao lado da promotoria pública o cargo de inspetor escolar e cuja ação obteve a instrução pública primária Antoninense os mais eficientes resultados.

Foi ainda promotor público de Jaguariaíva, juiz municipal de Morretes, juiz de direito de Antonina, juiz de direito da comarca de Guarapuava para onde foi nomeado a 11 de dezembro de 1919 neste último cargo assentou no conceito público as bases do seu valor próprio, tanto pelas sentenças justas que proferiu, como também beneficiente contribuição no grande surto forense da importante comarca de Guarapuava durante o período da de sua judiciatura.

Mensagens do Governador do Paraná para Assembléia, 1920 PÁG 26.

Em 11 de julho de 1921 com Dona Evanira Camargo Gomes, na cidade de Guarapuava

Teve os seguintes filhos: Antonio Carlos Alves de Camargo e Gomes; Maria de Jesus Kruel de Morais (nascida Camargo Gomes); Manoel Joaquim Gregorio; Maria de Jesus Kruel de Morais (nascida Camargo Gomes).

A população Guarapuava por isso recorda justamente com visível simpatia a ação inteligente reta e Serena do ilustre magistrado.

Mensagens do Governador do Paraná para Assembléia 1927 pag 249.

Juiz de direito na década de 1930 em São José dos Pinhais  desde que lá chegou conquistou o respeito e benquerença do bom povo da próspera cidade.

Assim teve a magistratura paranaense na pessoa do doutor Antônio Gomes um servidor à altura dos suas nobilíssimas finalidades.

Foi nomeado desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná no dia 7 de fevereiro de 1948.

Aposentou-se em 3 de junho de 1955.

Faleceu em 15 de julho de 1961, em Curitiba.

(https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6CYK-G9CH : Fri Mar 08 18:42:48 UTC 2024)

É patrono do Fórum de Sengés.

whats | Rastro Ancestral