Nascido em Portugal em idos de 1855, não temos noticia de seus pais, casou-se com Antonieta Naziizze em 25 de Abril de 1896.
Dispensa Matrimonial São Paulo, SP, Arquivo Metropolitano Dom Duarte Leopoldo e Silva Índices de Dispensas Matrimoniais.
São Paulo, SP, Arquivo Metropolitano Dom Duarte Leopoldo e Silva Índices de Dispensas Matrimonial.
São Paulo, SP, Arquivo Metropolitano Dom Duarte Leopoldo e Silva Índices de Dispensas Matrimonial.
São Paulo, SP, Arquivo Metropolitano Dom Duarte Leopoldo e Silva Índices de Dispensas Matrimonial.
Almanake Paranaense – Guarapuava 1928 Pag 147.
1876 Almanak da Província do Paraná pág 195 edição 1.
Foi professor
No Periódico A Republica de 18 de janeiro de 1890 edição 15
Escreve-nos nosso amigo Antonio Mendes dos Santos, de thomazina:
“A Transformação
O dia 15 de novembro do ano de 1889 foi bafejado pela brisa de uma nova aurora a qual inundou de perfume o solo brasileiro.
Ao nascer do sol deste dia, raiou a liberdade e confraternidade do grande povo Sul Americano, e no dia subsequente a deportação do ex monarca e a família imperial. Era tão grande a corrupção do ex governo e de suas instituições que seria impossível remediar-se as consequências.
O espirito nacional vendo de dia de cavar-se as ruinas do Pais, agitou-se e proclamou a Republica, única salvação da Pátria, resta diante disto, que os espíritos patrióticos se coliguem e trabalhem incessantemente para desenvolver a marcha progressista da Republica dos Estados Unidos do Brasil ate seu grande desideratum, para que breve, ela possa imitar os Republicanos adiantadas. Quando assim aconteça, ela terá chegado no horizonte dos seus mais auspiciosos destinos.
A minha humilde ideia, que outrora no deserto e que por isso há muito jazia silenciosa, hoje aparece como que ressuscitando por entre a poderosa falange democrata, para aderir fervorosamente ao seu glorioso programa, com desvanecimento de ver desaparecer,a prepotência e o egoisimo dos poderes monárquicos, sentindo profundamente não ter largura para tomar parte da grande obra que ora se esta construindo, a qual reclama a união e o desvelo de todos os brasileiros.
Freguesia de Therezina, 26 de Dezembro de 1889.
Antonio Mendes dos Santos”
Em 19 de Julho o Governador Vicente Machado nomeia Antonio para ser sub diretor dos índios do vale do Ivahy. Encontramos em idos de 1886 um artigo no Jornal A República aonde Antonio sugere que se forneçam aos índios ferramentas, eles vivem na margem do Rio São Francisco, e que os mesmos já trabalham na agricultura e poderiam ser de grande ajuda para a comunidade Guarapuavana.
19 de Julho 1890 A Republica edicção 168.
Em 1891 foi nomeado Juiz de Paz para o distrito de Tomazina que fazia parte do Município de Guarapuava.
13 de Janeiro 1891 A Republica edição 311.
Estava com seu nome na lista dos Maragatos envolvidos com a Revolução Federalista de 1894, e tinha destino certo na lista de Floriano Peixoto, lista essa de quem deveria ser preso ou executado.
Em 22 de dezembro Antonio foi nomeado pelo Vice Governador para a Junta de Alistamento Militar em Freguesia Therezina (Guarapuava).
Jornal da Manhã 21 Dezembro de 1893 edição258.
Em 21 de Agosto de 1909, renunciou ao Cargo de Presidente da camara de Guarapuava e de camarista, publicando no periódico O Guayra sobre apoiar a candidatura de Hermes da Fonseca e não apoiar a decisão do Partido de apoiar o candidato da oposição conforme posicionamento à época do Sr Frederico Wirmond. Conforme Jornal A República de 21 de Agosto de 1909 em sua primeira página.
1916 31 de Maio edição 125.
Filiou-se ao Partido Republicano em Março de 1889, na Freguesia de Therezina e foi candidato pelo Partido Republicano ao cargo de Camarista (Vereador) ano de 1916 como nos informa o Jornal A Republica em sua edição de Maio de 1916.
Maçom
Foi membro da Loja Philantrophia Guarapuavana em 1872, segundo dados encontrados no museu maçônico paranaense.
Referências:
Biblioteca Nacional
Jornais Dezenove de Dezembro, A Federação e outros