A primeira mulher em Curitiba a se dedicar à política.
Nascida em Paranaguá, em 31 de dezembro de 1906, Claudemira Marinho era filha de João Alves Marinho e de Floriana dos Santos Marinho. Iniciou seus estudos ao som do marulhar do rio Itiberê.
Ainda criança, mudou-se para Curitiba com o objetivo de aprimorar sua educação. Formada como professora, iniciou sua carreira pública exercendo o magistério em Piraquara. Posteriormente, trabalhou em diversos grupos escolares na capital paranaense.
Além de professora, desempenhou as seguintes funções: bibliotecária da Saúde Pública e da Biblioteca Pública do Paraná; correspondente do jornal matutino “Gazeta do Povo” enquanto residia em Piraquara; e secretária do Tiro de Guerra dessa cidade.
Foi a primeira presidente do diretório feminino do Partido Social Democrático (PSD).
No exercício dessa função, percorreu grande parte do Paraná, onde fundou comitês femininos e realizou comícios em praças públicas.
Claudemira também foi fundadora do núcleo Bandeirantes de Piraquara e do Instituto Santa Rita, apadrinhado pelo governador Manoel Ribas.
O instituto iniciou suas atividades com 13 alunos, abriu suas portas aos estudiosos. em 2 de janeiro de 1943, e em pouco tempo, o número de matriculados ultrapassou 200.
Esse educandário curitibano teve a sua frente suas fundadoras as professoras normalistas Maria o Rulansky e Claudemir Marinho, destinava-se a ministrar cursos primário datilografia e línguas pré ginasial e preparatório geral.
Claudemira também atuou como inspetora de ensino durante a gestão do professor Osvaldo Piloto.
De espírito ativo e envolvente, Claudemira foi membro do Centro Paranaense Feminino de Cultura, entidade na qual ocupou os cargos de secretária e, posteriormente, presidente.
Durante sua gestão, inaugurou a Galeria dos Fundadores e Presidentes, com o apoio do governador Lupion, que, entusiasmado com a iniciativa desse grupo de senhoras e senhoritas, presenteou o Centro com um piano, fundamental para as atividades sociais da entidade.
Durante o levantamento dos dados não consegui os dados sobre o falecimento da Professora Claudemira Marinho.
Hamilton Ferreira Sampaio Junior