(Foto: Flickr/Jae Lee)
Ter um acervo pessoal organizado e conservar os documentos gerados ao longo da vida, sejam eles fotos ou textos, é importante tanto por questões práticas — na hora de obter um empréstimo, por exemplo, aquela cópia do Imposto de Renda de uma década atrás pode vir a ser útil — quanto históricas — nunca se sabe de onde sairá o próximo Einstein.
No entanto, nem todo mundo sabe como preservar seus arquivos de maneira adequada. Separamos alguns cuidados básicos:
Como manusear documentos antigos
Antes de mais nada, separe um espaço limpo para manusear os arquivos. Lave bem as mãos e não passe creme, pois ele pode manchar papéis. Estes podem ser tocados sem luvas, visto que elas podem tornar o manuseio mais difícil e acabar danificando papéis delicados. Para fotos e negativos, porém, o ideal é usar luvas de tecido. E nada de comer, beber e fumar perto de documentos originais.
Como armazenar o acervo
O ideal é manter tudo em uma temperatura baixa (menor que 23ºC) e com pouca umidade (menos de 65%, mas não abaixo de 15%, visto que isso pode causar ressecamento). Ambientes com essas condições minimizam o risco de degradação química e de infestação de insetos.
Use caixas que sejam espaçosas o suficiente para não precisar dobrar nada e que não deixem muito espaço sobrando, para evitar que os documentos fiquem soltos demais.
De preferência, que sejam feitas sem ácido nem lignina (papelão e jornal) ou mesmo tampadas.
Papéis amplos e flexíveis podem ser enrolados.
Para isso, use tubos feitos de materiais tampados com baixo teor de lignina e que tenham 5 centímetros a mais que a largura da folha. Se os originais já estiverem gastos, conserve-os em folhas de poliéster. Coloque um item por folha, que deve ser maior que ele para protegê-lo por completo.
Se desejar criar álbuns de documentos, o ideal é não usar colas e adesivos, e escolher páginas ou envelopes com materiais plásticos como poliéster, polipropileno e polietileno. Proteja os cantos com papéis sem ácido ou plásticos com os mesmos materiais do envelope.
Como expor os arquivos
Exposição à luz pode causar mudanças tanto em papel quanto em fotografias, por isso o ideal é usar vidro com proteção contra ultravioleta ou moldura acrílica. Também é recomendado minimizar o tempo de exposição à luz.
Outros cuidados
Além de manter os originais armazenados de forma correta, é interessante digitalizar o acervo. E, caso um item seja danificado com o tempo, por insetos ou mofo, por exemplo, considere consultar especialistas em conservação para tentar recuperá-lo.
Referência:
Arquivo Nacional
Revista Galileu (Marilia Marasciulo)