Henriqueta Penido Monteiro

hamilton |06 março, 2023

Blog | Rastro Ancestral

Recebeu de sua avó materna Dona Júlia Amazonas, pianista de raros dotes, as primeiras lições de piano.

Foi aluna de Magdalena Tagliaferro no Rio de Janeiro, por oito anos.

Estudou no conservatório de Madrid, com José Cubilis e em Viena com Richard Hauser, da Akademie fuer Musik und Darstellende Kunst.

Entre os conjuntos de câmara com que se apresentou, estão o Quarteto de Cordas de Mozarteum, de Salsburg e o Quarteto Lindsay e Quinteto do Sopro de Munique.

Foi solista dos maestros Souza Lima, Belardi, Peracci, Karabtchewski e Schnorrenberg.

Club Litterario de Paranaguá

Como pianista e conferencista, Henriqueta apresentou-se no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos.

 


Alunas do 1°. e 3°. anos do Ginásio Paranaguense, num intervalo de ginástica, na praça esportiva Professor Décio. Em primeiro plano, da esquerda para a direita :
Professora Maria Miguel Karuta, senhorinhas Antoonia do Rosário, Danuta Winklewski, Sinhára Silva, Carmem Gebran Bastos, Dorâ Gómes, Jamile Curi, Alba Branco, Ivone Curi e Professor Waldomiro Gómes. Em segundo plano, na mesma ordem, senhorinhas Alba Miranda, Carmem Said Gebran, Adahil Ferreira de Abreu, Antonieta Pitéla, Léa Dutra de Medeiros, Ester Ázevêdo, Henriqueta Penido Monteiro, Dejanira Costa, Demétria Alves e Helena Franz.

Da década de 30 em diante, atuaram com inegável brilho na vida artística da sociedade, algumas até época recente, as senhoras Maria José dos Santos Alves, Malvina Barletta Cordeiro, Ana Clélta Barletta e Nilza de Sá Anastácio.

E numa sucessão de merecidas glórias desfilaram pelos salões do clube, fazendo-se admirar e aplaudir por seus dotes de arte, para encantamento do quadro social e orgulho da sociedade, as senhoritas: Ruth Pereira como declamadora, Wanli Demarino como pianista e declamadora, Raquel Pereira da Costa como pianista e regente de coral, Elisabete Cantareli como declamadora, Diva Maria Pereira como pianista, Rute Berberi como cantora e declamadora, Raquel Maria Pereira como cantora, Henriqueta Penido Monteiro como cantora e pianista, Eleodete Grecca como cantora, Terezinha Patetucci como pianista e cantora, Eugênia Paiva como cantora, Eucaris Arzua Ferreira como pianista, Evangelina Ferreira de Abreu como pianista, Maria do Rocio Pereira Alves como pianista, Maria Lúcia Tramujas como pianista, Terezinha Barletta Cordeiro como pianista e acordeonista, Maria Ernestina de Araújo como pianista, Lindamil Ferreira de Freitas como pianista Maria do Rocio Amatuzzi Pinho como pianista, Adélia de Barros como pianista.

Dia 13 de outubro de 1942 na festa da Legião Brasileira de Assistência. O Club Litterario de Paranaguá promoveu uma festa cuja renda reverteu integralmente para os cofres da LBA., como contribuição para o esforço de guerra. A sede social esteve movimentada de associados e famílias.

Os serviços de bar e de consumação foram majorados de preço, as mesas tiveram seu preço aumentado, vários leilões foram feitos, e D. Isaura Cruz, diretora do Grupo Escolar Faria Sobrinho, ofertou à Diretoria do clube, distintivos no formato do V da vitória confeccionados em fita verde-amarela, que as senhoritas Henriqueta Penido Monteiro e Ida Cruz distribuíram entre os presentes. A renda foi apreciável.

Na primeira festa de arte 21 de abril de 1943 no Club Litterario de Paranaguá.

 


                                                                          Foto: Concerto realizado em Paranaguá.

Durante a conferência sobre Tiradentes o mártir da Independência, proferida pelo sócio Comte. Mário Afonso Monteiro, Capitão dos Portos do Estado do Paraná.
1 — “Marcha turca” — Mozart — piano, executada pela srta. Wanli De Marino.
2 — “Amapola” — canto pela srta. Eleodete Greca.
3 — “Granada” — canto pela srta. Eugênia Paiva.
4 — “Sinos de Moscou” — (Prelúdio) — Rachmaninoff — piano, pela srta.
Henriqueta Penido Monteiro.
5 — “Exortação cívica” — declamação pela srta. Wanli De Marino.
6 — “Rêve d’amour” — Listz — piano, pela srta. Eucáris Arzua Ferreira
7 — “Baccio” — canto, pela srta. Henriqueta Penido Monteiro.
Acompanhamentos ao piano, Prof. Randolfo Arzua.

 

No ano de 1943

Conferência sobre a Batalha de Tuiuti, pelo sócio capitão Mozart de Andra[1]de Souza.
1 —• “Minuette” —• Paderewski — piano, pela srta. Evangelina Ferreira de
Abreu.
2 —• “Parle” — Arditti — canto, pela srta. Henriqueta Penido Monteiro.
3 — “Rapsódia n? 2” — Listz — pano, pela srta. Eucaris Arzua Ferreira.
4 — “Polonaise em lá maior” — piano, pela srta. Henriqueta Penido Monteiro.

Ao voltar de seus estudos na Europa, casou-se com o engenheiro Eduardo Garcez Duarte segundo ela, sua decisão mais acertada.

Casados há mais de cinquenta anos, tiveram dois filhos.

O casal ajudou a criar a Pró-Música de Curitiba, em 4 de abril de 1963, sendo Henriqueta sua vice-presidente na primeira gestão.

Em dezembro de 1964 foram lançados os Cursos e os Festivais Internacionais de Música do Paraná, com o apoio do governo do Estado e, depois, da prefeitura de Curitiba projeto que ainda hoje é realizado e tido como patrimônio das artes no Paraná.

O trabalho do casal é considerado por Henriqueta seu legado à cultura paranaense.

Em 26 de novembro de 1997, o prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiv, concedeu-lhe o título de Cidadã Benemérita da cidade.

O título de Membro Honorário da APL foi recebido em 17 de abril de 2017.

Henriqueta faleceu no dia 3 de agosto de 2020.

Hamilton Ferreira Sampaio Junior

RIBEIRO FILHO, Anibal. História do Club Litterario 1872-1972: História do Club Litterario 1872-1972. 1. ed. Paranagua: Própria, 1972. 416 p. v. 1.

(Com dados da prefeitura de União da Vitória e do blog fotoverbe-se.com – texto de Andressa Barichello editado por Cintia Monteiro)

 

 

whats | Rastro Ancestral