José Maria Pinheiro Lima

hamilton |01 setembro, 2024

Blog | Rastro Ancestral

José Maria Pinheiro Lima nasceu em Antonina no dia 21 de abril de 1879, filho do Coronel Benigno Augusto Pinheiro Lima e de Dona Maria Geraldina Rosa Pinheiro Lima. Recebeu instrução nas primeiras letras de professores como Arthur Ferreira de Loyola, Manoel Ferreira da Costa, Alexandre Magno de Oliveira Jorge e José Conrado de Souza. Em 1890, deu continuidade aos seus estudos no Colégio São Luiz, localizado na cidade paulista de Itu, onde permaneceu por um ano. Nesse período, realizou exames de português e francês em um curso anexo à Faculdade de Direito de São Paulo e concluiu o curso de Humanidades no Instituto de Ciências e Letras de São Paulo, sob a direção do Sr. Pedro Ivo de Almeida.

Em 1899, matriculou-se na referida faculdade, realizando exames de disciplinas do 4º ano e recebendo o grau de bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais em 28 de dezembro de 1902. Em São Paulo, foi colaborador assíduo da Revista Acadêmica, órgão dos alunos do 4º ano da Faculdade de Direito. Durante sua brilhante trajetória acadêmica, para não ser um fardo para seu pai, trabalhou por três anos como praticante no Correio de São Paulo e, posteriormente, como escrevente no Superior Tribunal daquele estado.

Em 28 de janeiro de 1903, foi nomeado promotor público da Comarca da Lapa, cargo que ocupou até 24 de fevereiro de 1904, quando foi removido para a Promotoria Pública da Capital do Paraná. Em julho do mesmo ano, durante a decisão do litígio de limites envolvendo o Paraná, foi nomeado juiz municipal de União da Vitória, cargo que deixou em 24 de abril de 1905, ao ser exonerado e nomeado promotor público da Comarca da Capital do Paraná.

Nesse cargo, também exerceu, com grande inteligência e dedicação, a função honorífica de inspetor escolar.

José Maria permaneceu na Promotoria Pública de Curitiba até 10 de outubro de 1916, quando foi removido para a Comarca de Ponta Grossa. Embora tenha protestado judicialmente contra essa remoção e não assumido o cargo, foi habilitado em concurso para o cargo de juiz de direito.

Em junho de 1907, contraiu matrimônio com Dona Maria Estela de Macedo, uma das damas mais respeitadas da sociedade curitibana e filha do honrado comerciante Sr. Tobias de Macedo, com quem teve duas filhas, Rosa e Rose. No mesmo ano, realizou uma viagem de recreio às repúblicas do Prata e, em 1913, visitou a Europa, passando por Portugal, Espanha, França, Alemanha, Bélgica, Holanda, Inglaterra, Suíça e Itália.

Em 1919, foi eleito por ampla maioria de votos como presidente do Clube Curitibano, onde sua gestão foi marcada por energia e eficácia.

Em 18 de abril de 1921, foi reintegrado ao cargo de primeiro promotor público da capital, função que exerceu até o fim de sua vida. O doutor José Maria Pinheiro Lima foi uma figura notável e respeitada no corpo docente da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, onde lecionou com grande empenho a cadeira de Teoria e Prática do Processo Criminal.

O doutor José Maria foi um servidor público de conduta exemplar, além de um advogado distinto e consciencioso, reconhecido por sua competência profissional e pela confiança depositada por sua clientela.

Faleceu em Curitiba Paraná com 78 anos em 19 de dezembro de 1957.

whats | Rastro Ancestral