
Diferentemente de algumas datas comemorativas no calendário, o Dia das Crianças não é importado de outros países. Na verdade, o Brasil foi pioneiro ao dedicar um dia inteiro para celebrar e homenagear a criançada.
Tudo começou em 1923, durante o 3º Congresso Sul-americano da Criança, quando o deputado federal Galdino do Valle Filho idealizou a criação de um dia nacional dedicado aos pequenos. Dessa forma, por meio do decreto n.º 4.867, de 5 de novembro de 1924, o presidente Artur Bernardes oficializou o dia 12 de outubro como o Dia das Crianças.
A escolha da data foi muito interessante, já que coincide com o dia em que Cristóvão Colombo descobriu as Américas. Além disso, o Dia das Crianças é feriado nacional graças a uma coincidência: ser comemorado junto ao dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.
Como a data se popularizou?
Apesar de ser oficializado em 1924, o Dia das Crianças demorou para se popularizar no Brasil. Na verdade, a data só alcançou os quatro cantos do país em 1955, quando a marca de brinquedos Estrela aproveitou a comemoração para lançar a campanha publicitária intitulada de “Semana do Bebê Robusto”, promovendo a venda de uma linha de bonecas com o mesmo nome.
Assim, ao longo dos anos, mais empresas utilizaram o dia para alavancar as vendas, e a data se tornou uma oportunidade para as compras de brinquedos e demais acessórios. Inclusive, é comum surgirem promoções exclusivas durante a Semana das Criança

Presidente do Brasil entre 15 de novembro de 1922 e 15 de novembro de 1926 foi ele que nacionalizou e tornou oficial no país o Dia das Crianças.
Referências: Empresa de Brinquedos RIHAPPY BRASIL.