
Trazemos aqui a importância de preservar registros antigos, como fotografias e documentos, que são frequentemente mantidos em caixas de armazenamento.
Devemos ressaltar que, apesar de as revelações fotográficas não serem mais tão comuns, esses registros ainda são importantes e devem ser tratados adequadamente para que não se percam com o tempo.
Apresentamos um passo a passo para limpar e acondicionar esses materiais, a fim de garantir que sejam preservados para as futuras gerações.
Além disso, tentamos incentivar os leitores a prestar atenção em outras dicas importantes para a preservação desses registros.
Destacamos a importância da preservação dos registros históricos e oferecemos algumas simples orientações para que o leitor possa cuidar desses materiais adequadamente, evitando que sejam perdidos com o tempo.

Reprodução Museu da Imigração

Reprodução Museu da Imigração.

Reprodução Museu da Imigração.

Reprodução Museu da Imigração.
O presente texto oferece algumas dicas para preservar fotografias e evitar danos a elas.
A primeira dica é evitar a exposição desnecessária à luz, pois isso pode fazer com que as cores desbotem, a imagem fique amarelada ou esmaecida.
A segunda dica é evitar o armazenamento dos originais em porta-retratos ou molduras, pois isso pode causar danos aos materiais da foto, como fungos.
Em vez disso, recomenda-se exibir cópias de alta resolução ou utilizar molduras que mantenham uma distância entre a foto e o vidro ou acrílico.
Por fim, o texto alerta para evitar o uso de clipes, grampos metálicos, elásticos, fitas adesivas, etiquetas ou blocos autoadesivos, que podem danificar a superfície da foto.
Referência: Museu da Imigração